Setembro Verde: Um mês para refletir sobre a inclusão e direitos das pessoas com deficiência
Em setembro tivemos inúmeras ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Essa é uma luta que faz parte da minha vida política desde o período em que fui vereador de Campinas. Sempre fiz questão de trabalhar para promover a inclusão e melhorar o dia a dia de todas as pessoas.
Como prefeito, criei a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade reduzida. Um verdadeiro acerto, que transformou Campinas em uma cidade muito mais inclusiva, com novos serviços e equipamentos públicos adaptados.
Agora, de volta à Câmara dos Deputados, tenho me dedicado a criar novas leis para assegurar esses direitos, a inclusão e o acesso a inúmeros serviços. Ainda precisamos de muitas mudanças na legislação e fiscalizar constantemente se essas leis estão sendo cumpridas.
Participei neste mês de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, com a presença da deputada estadual Andréa Werner e do relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o deputado federal Danilo Fortes. Queremos incluir as pessoas com deficiência no Orçamento da União.
Destaco também o Projeto de Lei que apresentei para proibir a cobrança de taxa extra para intérprete de libras nas autoescolas. Não podemos permitir que as pessoas com deficiência tenham que pagar qualquer valor adicional para tirar a carteira de motorista.
Esse é apenas um dos inúmeros obstáculos que as pessoas com deficiência enfrentam no Brasil diariamente. É nosso dever promover uma sociedade mais justa e com mais direitos para todos!