Projeto do Jonas que cria Plano Nacional no Esporte é aprovado na Comissão das Pessoas com Deficiência
Deputado quer incentivar as atividades e o desenvolvimento de atletas e paratletas no Brasil
O deputado federal Jonas Donizette conquistou a aprovação do Projeto de Lei 2596/23, na Comissão das Pessoas com Deficiência. A proposta cria um Programa Nacional para o Desenvolvimento de Atletas e Paratletas no Brasil e ações para estimular diversas práticas nas escolas, áreas públicas e entre pessoas de todas as idades.
O objetivo do projeto é criar condições e identificar talentos que possam integrar as equipes profissionais do País, além de estimular a prática de atividades físicas entre crianças, adultos e idosos.
“Esse projeto é um divisor de águas na estrutura do Esporte no Brasil. Queremos que os atletas e paratletas contem com todo o apoio para treinamento. Se o aluno demonstrar aptidão para alguma prática esportiva, por exemplo, ele deve ser incentivado para que possa integrar nossas equipes”, disse o deputado.
Mas para que essa criança ou jovem participe do programa, a presença na escola é obrigatória. As empresas também podem ajudar a custear o projeto e, segundo o deputado, receber isenções fiscais com a parceria, assim como as escolas particulares.
Na Infraestrutura o programa prevê alojamento, equipamentos adequados para o treinamento e alimentação. “E também temos a previsão de utilizar as áreas públicas para a prática de esporte também com equipamentos adequados para pessoas de todas as idades, inclusive para que os idosos se mantenham ativos”, afirmou Jonas.
O PL também será analisado pelas comissões de Finanças, Esporte, Cidadania e Constituição e Justiça.