Avanços na construção do Trem Intercidades
A Cetesb emitiu em setembro a licença ambiental para as obras do Trem Intercidades. Esse é um passo importante para o projeto tão aguardado em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O trem vai ligar São Paulo a Campinas e transformar a mobilidade em toda essa região. Diariamente milhares de pessoas utilizam as rodovias entre as duas cidades e precisam de uma alternativa viável que torne esse caminho mais rápido.
Os documentos permitem acelerar o início das obras, programadas para 2026. A previsão é que o trem esteja em operação em 2031. A Cetesb concluiu que o projeto é ambientalmente viável e fez orientações para mitigar os impactos ambientais da obra.
Quem acompanha meu trabalho do meu esforço, desde a época que eu era deputado estadual, para que esse sistema entrasse em operação. Foram anos de debate para conseguir viabilizar a concessão.
Eu tenho certeza que quando estiver estiver operando, o trem será uma referência e diversas regiões metropolitanas em todo o Brasil vão trabalhar para construir sistemas como esse.
Pensar no futuro das cidades é investir no transporte ferroviário. Menos tempo no deslocamento, menos trânsito e mais qualidade de vida para as pessoas.