Trem Intercidades: Uma Nova Realidade para a Região Metropolitana de Campinas
Fechamos fevereiro com o leilão do Trem Intercidades, que ligará Campinas a São Paulo. O passo mais aguardado para o início das obras que vão transformar as regiões de Campinas e Jundiaí e impulsionar o desenvolvimento em todo o Estado de São Paulo.
Trabalhei muito em defesa do trem durante meus mandatos como prefeito de Campinas e também na Câmara, para o aporte de R$ 6 bilhões do BNDES. A previsão é que as linhas comecem a operar em quatro anos.
Parece muito, não é mesmo? Mas já tem mais de uma década que discutimos essa ligação. Ver o início desse projeto é uma enorme conquista para todos os moradores.
O trem expresso deve percorrer 101 quilômetros entre as duas cidades em 1 hora e 4 minutos. Um ganho enorme para quem trabalha em um dos dois municípios e precisa encarar congestionamentos nas rodovias.
Eu também defendo que seja criada posteriormente uma conexão com o Aeroporto Internacional de Viracopos para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de toda a nossa região.
Transformação
O Trem Intercidades vai mudar a configuração das cidades que terão paradas, como Jundiaí, Louveira e Valinhos. Em Campinas, o projeto prevê a revitalização de uma área de 270 mil metros quadrados na região central, com a construção de um parque, restaurantes, uma área destinada à inovação e moradias sociais.
Confira quais serão as linhas:
Serviço Expresso: Ligação entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí;
Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7-Rubi: Conexão da Estação Barra Funda a Jundiaí, com paradas em Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista;
Serviço TIM: Linha entre Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.